O que é Massagem Relaxante Desportiva?
O que é massagem desportiva?
Consiste em uma técnica de massagem desenvolvida especialmente para atletas que têm dois objetivos principais: recuperar a sua musculatura ou prepará-la para que a prática de atividades físicas possa ocorrer de maneira mais segura e com um desempenho melhor. Portanto, não deve ser confundida com uma massagem de relaxamento.
É muito comum que quem pratica exercícios físicos regularmente, principalmente os de alto rendimento, comece a sentir dores. Em alguns casos, esse é um incômodo que prejudica o próprio desempenho do atleta. Quem sofre com isso pode apostar na massagem desportiva como uma forma eficiente de aliviar as dores e de preveni-las também.
Como funciona?
O emprego das técnicas específicas de massagem desportiva é capaz de ativar a circulação do atleta e de eliminar as toxinas que, porventura, se acumulem nos tecidos musculares. Ela pode ser feita tanto pelos amadores, quanto pelos que competem profissionalmente, pois traz benefícios para ambos.
A massagem desportiva pode ser feita tanto antes do treino, quanto depois. Quando é feita antes, prepara os músculos para os exercícios que serão realizados, já quando é feita depois, recupera-os da sobrecarga a que acabaram de ser submetidos.
O atleta pode receber uma massagem como essa nos dias de treinamento ou em dias intercalados. Vale ter uma conversa com o massagista para ver que tipo de “cronograma” é o mais indicado para o caso dele especificamente.
Outro detalhe importante é que, apesar de ser um procedimento muito usado para recuperar lesões, quem nunca teve esse tipo de problema também pode recorrer a ele, justamente como uma forma de prevenir.
Massagem desportiva e massagem relaxante
A massagem relaxante tem como característica ser marcada por movimentos mais leves e suaves, que estimulam o corpo a liberar alguns hormônios (como a endorfina, por exemplo) para que o resultado seja uma sensação plena de bem-estar.
Por outro lado, a massagem desportiva é feita com movimentos mais fortes e ágeis, que estimulem de fato a circulação e aqueçam o atleta antes do exercício, ou que ajudem a liberar o ácido lático após a atividade. É um ótimo recurso com que os esportistas podem contar.